UNESCO (United Nations Educacional, Scientific and Cultural Organization) – Decisão 20COM VIII.C – Inscrição dos memoriais de Lutero em Eisleben e Wittenberg (Alemanha) como locais de herança universais.
O Comitê Internacional de Herança Mundial da UNESCO decidiu inscrever e nomear como patrimônio da Humanidade segundo os critérios (IV) e (VI) as cidades de Wittenberg e Eisleben (Alemanha), considerando que são locais de herança histórica universal e exemplos de projeção de valor universal de singular testemunho da Reforma Protestante, reconhecendo que esta foi um dos mais significativos eventos históricos, religiosos e políticos do mundo, constituindo exemplos de projeção para o historicismo do século XIX.
O Comitê parabeniza às autoridades alemães na nomeação e considera que a Reforma Protestante simboliza claros valores que justificam a inscrição no critério cultural.
Esses lugares na Saxônia-Anhalt estão associados com a vida de Martinho Lutero e seu amigo também reformador Melanchthon. Estão incluídas a casa de Melanchthon em Wittenberg, as casas onde Lutero nasceu e morreu em Eisleben (1483-1546), sala de Lutero em Wittenberg, a Igreja Local, e a Igreja Castelo, onde foram fixadas as 95 teses; que, por meio da Reforma Protestante, levaram o mundo ocidental para uma nova era histórica, religiosa e política.