Cartão de Visitas A Reforma Reformadores Impactos Reconhecimento

A REFORMA PROTESTANTE

A Reforma Protestante foi um movimento religioso revolucionário que desencadeou um processo de conscientização na Igreja e na sociedade no início da era moderna. Iniciou-se na Alemanha e, em seguida, expandiu-se por toda a Europa. Contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento de diversas áreas da sociedade, entre as quais a política, a cultura, a ciência, a economia e a educação em geral. Baseia-se nos seguintes princípios fundamentais: (i) salvação pela graça, mediante a fé em Cristo Jesus (Efésios 2:8-9) (ii) Bíblia como regra de fé e de prática (II Timóteo 3:16); e (iii) sacerdócio de todos os crentes (I Pedro 2:5; I Pedro 2:9; Apoc. 1: 5,6).

Desencadeou-se quando Martinho Lutero (1483-1546), monge agostiniano e doutor em Teologia, preocupado com a salvação eterna, constatou que a Igreja Católica Romana, num período marcado por pestes, guerras e doenças – aspectos que deixavam as pessoas com medo da morte –, vendia cartas de perdão dos pecados (as chamadas "indulgências"), "garantindo-as" como meio de alcançar o paraíso. Seu real objetivo era angariar fundos para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. Convicto de que isso era um abuso, Lutero escreveu um manifesto com 95 afirmações, denominadas “as 95 teses”, contra a venda do perdão; e o pregou na porta da Catedral de Wittenberg, Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517  data esta considerada como o dia da Reforma Protestante.

As afirmações de Lutero tinham fundamento bíblico e diziam (i) que Deus perdoava de graça a quem cresse em Jesus Cristo e (ii) que não se pode comprar o perdão de Deus ou conquistá-lo por méritos ou esforços próprios. Baseou-se nos textos de Romanos 5:1 e  Romanos 3:20, que dizem, respectivamente: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus, por meio do nosso Senhor Jesus Cristo”; e ainda:Ninguém será justificado diante dele por obras da lei".

Primeiramente, Lutero não tinha o objetivo de criar uma nova Igreja, e sim que a Igreja Católica da época se arrependesse de seus desvios e retornasse aos ditames bíblicos. Todavia, diante da excomunhão de Martinho Lutero, do posicionamento do papa e das perseguições e mortes aos protestantes, não houve alternativa, senão o rompimento com a igreja romana e o consequente surgimento das Igrejas Cristãs Protestantes ou Igrejas Evangélicas oriundas da Reforma Religiosa: Igreja Luterana, Igreja Calvinista e Igreja Anglicana, entre outras.

Os ideais de Lutero foram recepcionadas pela sociedade européia como a grande esperança de transformações.

A Igreja Católica era a grande senhora de terras e outras riquezas; dominava a política, as relações comerciais, tutelava as leis com as normas canônicas, etc., ao passo que a população em geral não conseguia viver dignamente.

O povo e as lideranças estavam cansados de ser explorados, pagando altos impostos, sem ter nenhum retorno. Ansiava-se por reformas nas diversas áreas da sociedade.

A partir da Reforma Protestante, o progresso tornou-se evidente. As idéias humanistas começavam a se desenvolver. Com a tradução da Bíblia para a língua alemã (outrora, apenas em latim) e a criação de escolas gratuitas e para todos, abriram-se novos horizontes para uma sociedade que, embora já na Era Moderna, vivia como se ainda estivesse na Idade Média. 

Sobrevieram perseguições, torturas e mortes de protestantes em fogueiras em praças públicas (movimento da contra-reforma ou da reforma católica com o ofício da denominada “santa inquisição”). 

Apesar dos inúmeros massacres, destacando-se o do dia de São Bartolomeu (Paris), o movimento Protestante expandiu-se e fortificou-se cada vez mais.

Tais perseguções e torturas só terminaram séculos depois, com a Revolução Francesa e  a Declaração dos Direitos do Homem, que também trouxeram para a sociedade a conquista da liberdade religiosa: “Todo cidadão é livre para pensar e crer no que quiser”.

Fontes:

OLSON, Roger E. História da teologia cristã: 2000 anos de tradição e reformas. Tradução de Gordon Chown. São Paulo: Vida, 2001

O sonho se realizou. In: Revista Mackenzie. Ano 1, n.1, 1998. Disponível em: HTTP://mackenzie.com.br/editoramackenzie/revistas/revistamack>.Acesso:7 dez2005

IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Literatura Evangelística. 250m a 350m – 71/2000 – 4ª Ed. Blumenau /SC 

DVD – Histoire Protestante du  XVI siècle à la Revolution. Production meromedia, Fondation BERSIER, Paris, 2004. 

 
Cartão de Visitas
A Reforma
Reformadores
Impactos
Reconhecimento
No Brasil
A Igreja Hoje
Exp. Temporária
Exp. Permanente
Hinos
Notícias
Publicações Antigas
Site Map